Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    A Polícia Pode Me Obrigar a Ficar em Casa Durante a Pandemia do COVID-19?

    Publicado por Patrícia Marques
    há 4 anos

    O direito de locomoção é uma garantia constitucional prevista no artigo , XV da CF e faz parte dos "Direitos Fundamentais".

    Diante do cenário da COVID-19, vemos o direito de ir e vir sendo restringido, como uma medida de combate à pandemia.

    O direito à saúde está previsto no artigo e 196 da CF e é um direito social, relacionado com o direito à vida e a prestação positiva do Estado (o Estado tem o dever de garantir a saúde aos cidadãos).

    Neste caso, há um conflito entre o direito de locomoção e o da saúde, tendo em vista que o isolamento tem sido a maior recomendação para o enfrentamento do COVID-19. Em situações como esta, o Direito deverá ser interpretado através da proporcionalidade, sobrepondo o interesse coletivo (saúde) ao individual (locomoção).

    Deste modo, caso editada normas que determinem o "lockdown" por exemplo, que é a versão mais rígida do distanciamento social, a polícia poderá ser acionada e terá amparo legal para utilizar das medidas necessárias para o cumprimento do distanciamento proposto.

    • Publicações3
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações146
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/a-policia-pode-me-obrigar-a-ficar-em-casa-durante-a-pandemia-do-covid-19/857868262

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)